No início da tarde deste domingo, 10/11/2024, nossa reportagem captou belas imagens de dois animais silvestres da espécie ema, em um lavoura de soja as margens da Rodovia Senador José Caixeta GO-010, na altura aproximada do km-69, próximo ao Trevo de Silvânia.
Dois belos animais da espécie buscavam comida em meio a recente plantação de soja, bem próximo a cerca de arame.
Maior especie de ave do Brasil
A ema (Rhea americana) é a maior espécie de ave do Brasil, podendo na idade adulta medir entre 1,27 e 1,40.Parente do avestruz (Struthio camelus) nativo da África.
Não diferente de Goiás, a ema está ameaçada de extinção no Estado de Minas Gerais, devido ao avanço do desmatamento e abertura de áreas de lavoura.
Animal belo e de grande importância no bioma cerrado, a exemplo de outros tantos animais silvestres, deveria ser mais bem protegido.A caça deste e de outros animais silvestres além de crime contra o meio ambiente é um crime contra as gerações futuras.
Em outro sentido, a importância do controle do javali, javaporco que vem destruindo o Cerrado
Foto:Reprodução/Caça ao Javali. |
O javali (Sus scrofa) europeu, principal ancestral do porco domestico é um animal exótico, não pertence a fauna brasileira, considerado uma das piores espécies invasoras, provavelmente pode ter entrado no Brasil pela Região Sul, por volta de 1991, vindos do Uruguai e Argentina, no Estado de Goiás, os primeiros animais foram vistos em 2006/2007.
Tem causado sério impacto ambiental, impacto socioeconômico e com a sua reprodução em ritmo acelerado tem causado a destruição de nascentes, destruição de espécies da flora e fauna, disseminação de doenças.
O javali ocorre atualmente em 600 município do Brasil.
Um casal de javalis pode gerar em três anos mais de 100 animais.
Na nossa região, um bando médio possuí 30 animais, com peso médiode 80 kg, um macho adulto pode chegar a 106 kg, fêmea adulta 85 kg, um animal jovem tem peso médio de 30kg, com 40 a 50 kg o animal começa a se reproduzir.
Compete com nossas espécies, é um predador voraz, destrói o sub-bosque, evitando o crescimento de jovens espécies vegetais.
Devora ovos, pequenos animais silvestres, pequenos animais de criação doméstica.
A legislação vigente não permite o uso de veneno, armadilhas com laço e ou, que venham a ferir os animais.
BLOG OLHAR CIDADÃO SILVANIENSE:
INFORMAÇÃO COM CONFIANÇA,
CREDIBILIDADE E IMPARCIALIDADE!
A FAVOR DO CIDADÃO DE BEM.
A NOTÍCIA COM EXATIDÃO,
SEM MAQUIAGEM, EM PRIMEIRA MÃO.
ANUNCIE NO BLOG OLHAR CIDADÃO
SILVANIENSE, TODO MUNDO VÊ.
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.