A importância de doar
A coleta do material biológico
de familiares de desaparecidos possibilita o
cruzamento com perfis genéticos de
pessoas encontradas vivas e falecidas com identidade desconhecida nos
Bancos Estaduais, Distrital e Nacional de
perfis genéticos.
Quem pode doar?
Familiares preferencialmente em
primeiro grau da pessoa desaparecida,
seguindo a ordem de preferência: pai e
mãe; filhos e o genitor do filho da pessoa
desaparecida; irmãos. (No caso de filhos
e irmãos, quantos forem possíveis).
Não se esqueça!
O material biológico do próprio desaparecido também é muito importante para a busca. Os familiares podem colaborar entregando
itens de uso pessoal do desaparecido como escova de dente, aparelho de barbear, além de amostras como dente de leite, cordão
umbilical e outros.
Onde fazer a coleta?
Parentes de pessoas desaparecidas deverão procurar o local indicado por cada uma
das Secretarias de Segurança Pública, nas 27 Unidades da Federação, onde fornecerão
suas informações pessoais e doarāo seu DNA.
*A coleta de material genético é voluntária e precedida da assinatura de um Termo de Consentimento. Consiste em esfregar um cotonete no interior da bochecha.0 perfil genético obtido não será utilizado para nenhum outro fim, além da identificação do parente desaparecido.
WhatsApp: (62) 9 8140 4071
Para mais informações acesse: https://www.gov.br/mj/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/mobilizacao-nacional
O que acontece após a coleta de DNA?
Conheça os próximos passos.
Cadastro de perfil genético:
Os peritos irão realizar o exame de DNA para inclusão deste perfil no banco de dados genéticos.
Cruzamento de dados:
Com a amostra cadastrada, será realizado o cruzamento com os dados do banco, que é atualizado com perfis genéticos de pessoas vivas e de pessoas falecidas não identificadas.
Resultados:
Caso ocorra resultado positivo da comparação do perfil genético dos familiares com
um perfil genético do banco, a instituição responsável entrará em contato com o
familiar doador. Este contato só será realizado caso ocorra um resultado positivo.
Localizada viva:
No caso de resultado positivo para uma pessoa viva, a familia será informada.
Localizada falecida:
No caso do resultado positivo para uma pessoa falecida, a instituição responsável entrará em contato para realizar os procedimentos legais.
Não localizada:
Após a inserção do perfil no banco, se resultado for de "Pessoa Não Localizada", o banco de perfis genéticos continuará a buscar os perfis
automaticamente a cada nova atualização da base de dados.
●Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas
●Mobilização Nacional de Identificação de
Pessoas Desaparecidas
●Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas
WhatsApp: (62) 9 8140 4071
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