OBTENHA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O QUE OS MELHORES COMÉRCIOS E PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SILVÂNIA E REGIÃO, TEM PARA LHE OFERECER, CLICANDO SOBRE OS ESPAÇOS DE PUBLICIDADE ABAIXO:

supermercadomaracana

supermercadomaracana
supermercadomaracana

ferragistamaracana

ferragistamaracana
ferragistamaracana

Transportadora Brenner

Transportadora Brenner
Transportadora Brenner

Flor do Cerrado

Flor do Cerrado
Flor do Cerrado

centro automotivo ednaldo

centro automotivo ednaldo
centro automotivo do Ednaldo

Grupo 5

Grupo 5
Grupo 5

Ki-FRIO

Ki-FRIO
Ki-FRIO

SUPERMERCADO SIQUEIRA

SUPERMERCADO SIQUEIRA
SUPERMERCADO SIQUEIRA

anuncio

anuncio
anuncio

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Crime ambiental grave que resultou na morte de quase 9 milhões de abelhas, na semana passada, por uso irregular de agrotóxicos, nos municípios de Silvânia e Bela Vista de Goiás.Três fazendeiros foram indiciados pela morte dos insetos, principais responsáveis pela produção de alimentos através da polinização de flores, pela produção do mel, própolis, cera e geleia real.

Abelhas encontradas mortas em apiários de Silvânia e  Bela Vista de Goiás — Foto: Polícia Civil/Divulgação/G1 Goiás.

A morte de quase 9 milhões de abelhas de colmeias (sem contar as abelhas do mato) nos municípios de Silvânia e Bela Vista de Goiás, na semana passada desencadeou na última terça-feira 16/01/2024, a Operação Proteção às Abelhas, da Delegacia Estadual do Meio Ambiente.

Reprodução/Portal 6 Anápolis.

Conforme a Polícia Civil, o envenenamento das abelhas aconteceram após o uso irregular de agrotóxicos na pulverização das lavouras próximas aos apiários.As abelhas contaminadas
ao realizar a polinização levam o agrotóxico para as colmeias contaminando todo o enxame.

Uso de fipronil

Segundo a Polícia Civil, o defensivo agrícola apontado como responsável pelas mortes das 9 milhões de abelhas é o fipronil.

Em dezembro de 2023, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou a restrição do uso do inseticida, classificado como altamente tóxico para as abelhas.

Usado na soja e outras culturas, o fipronil é um produto químico que atua no sistema nervoso dos insetos, causando sua morte. 

Três fazendeiros que não tiveram seus nomes divulgados, foram indiciados.

O crime ambiental pode dar pena de até 04 anos de reclusão e multa de R$ 2 milhões.Os acusados respondem em liberdade.

O Delegado titular da Delegacia Estadual do Meio Ambiente, Dr.Luziano Carvalho, disse que:“A utilização de forma indevida do agrotóxico que possa causar danos à saúde, à fauna e à flora são crimes ambientais”

“E só temos informações das abelhas de colmeias, ainda tem as do mato. É um problema muito grave mesmo”, reforçou. Vale destacar que ainda há apiários clandestinos, que, sem os devidos cadastros e dados, não é possível protegê-los da pulverização e nem contabilizar as perdas, pontuou.

Ainda segundo o Delegado, há uma legislação de determina a forma de se usar os agrotóxicos em lavouras e que vai fazer um trabalho junto a criadores de abelha e agricultores para que não haja novamente a morte de abelhas.

“É muito grave. Abelhas são as maiores polinizadoras. Tem estudos que dizem que sem abelha, sem alimento”, ressaltou.

“Cadastre seu apiário junto a Agrodefesa e avise seus vizinhos, os proprietários de lavoura, para que não utilizem o agrotóxico e se utilizarem, que tenham um horário, tenha distância. Sabemos das pragas, que tem que ser usado, mas tudo isso tem norma e técnicas”, pontuou Luziano.

Trata-se apenas de um exemplo, sendo que, de acordo com o delegado, há denúncias também em municípios como Abadiânia, Pirenópolis, Goiás, entre outros.

Contaminação preocupa especialistas

Falando a reportagem do Blog Olhar Cidadão, um Engenheiro Agrônomo, ressaltou a importância do agricultor seguir os critérios técnicos ao pulverizar as lavouras, sempre seguindo as recomendações do seu Agrônomo.

Falando ao Portal 6 Anápolis, o Biólogo João Pedro Cicatelli explicou que o crime ambiental trará consequências para os bolsos goianos já na próxima safra.

“A médio prazo, vai afetar na polinização das plantas. Se não acontecer a polinização, não temos a reprodução. Sem reprodução, não temos sementes e nem como realizar o plantio. Isso vai afetar diretamente na compra do próximo estoque de sementes para plantio. Vão ver que o preço subiu”, explicou o biólogo à reportagem.

Além da testagem do mel produzido na região que será realizado para averiguar se estão contaminados por agrotóxicos, a morte das abelhas impacta ainda no bolso dos goianos.Como consequência, os alimentos ficarão mais caros para o consumidor final.

“Existe toda uma cadeia alimentar por trás. Existem insetos e pássaros que se alimentam de abelhas. Daqui a um ano, até 10 anos, vai afetar todo o meio ambiente”, disse o biólogo.

Segundo o Biólogo, alimentos com preços inacessíveis, falta de flores e frutas é uma realidade próxima para goianos após a morte das quase 9 milhões de abelhas em Silvânia e Bela Vista.

Com informações de G1 Goiás, Canal Rural e Portal 6 Anápolis.

        BLOG OLHAR CIDADÃO SILVANIENSE:

             INFORMAÇÃO COM CONFIANÇA,

        CREDIBILIDADE E IMPARCIALIDADE!

              A FAVOR DO CIDADÃO DE BEM.


CURTA E SIGA A PÁGINA DO BLOG OLHAR CIDADÃO SILVANIENSE , NO FACEBOOK , E TAMBÉM FIQUE ATUALIZADO COM AS LIVES (VÍDEOS AO VIVO ) QUE PODERÃO SER PRODUZIDOS E VISUALIZADOS A QUALQUER MOMENTO.

PUBLICAÇÕES PODERÃO SER ATUALIZADAS A QUALQUER MOMENTO.

COMENTÁRIOS NA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK QUE NÃO TENHAM O MÍNIMO DE RESPEITO, SERÃO DELETADOS E O AUTOR SERA BANIDO!

AS OPINIÕES EXPRESSAS NOS COMENTÁRIOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS NÃO REPRESENTAM NECESSARIAMENTE O PENSAMENTO DO BLOG. 

LEIA E INTERPRETE TODO O TEXTO COM ATENÇÃO, PARA NÃO PASSAR VERGONHA NOS COMENTÁRIOS.

BLOG OLHAR CIDADÃO SILVANIENSE,
HÁ  9 ANOS, REFERÊNCIA EM INFORMAÇÃO, UTILIDADE PÚBLICA,
DIFERENTE DO QUE SE VÊ POR AÍ,
 INDISCUTIVELMENTE, VOCÊ BEM INFORMADO!

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Siga e curta a página do Blog Olhar Cidadão Silvaniense no Facebook para se manter atualizado. Acompanhe também nossas transmissões ao vivo, que podem ser realizadas e visualizadas a qualquer momento.

Nossas publicações podem ser atualizadas a qualquer hora. Comentários que não atendam aos critérios mínimos de respeito serão excluídos, e os responsáveis, banidos.

As opiniões expressas nos comentários em nossas redes sociais são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição do blog.

Leia e interprete o conteúdo com atenção antes de comentar, evitando assim mal-entendidos.

Blog Olhar Cidadão Silvaniense: há quase 10 anos, sendo referência em informação e utilidade pública. Garantimos uma cobertura informativa diferenciada, para que você esteja sempre bem informado.