O Biólogo Silvaniense Ricardo Brenner, se emocionou neste sábado, 12/8/2023, após se deparar com a situação de degradação do rio que nasce e corta grande parte do município de Silvânia, o Rio Piracanjuba.
Ricardo contou a nossa reportagem que neste sábado, foi até a propriedade de um amigo na Região do João de Deus, que margeia o Rio Piracanjuba, para pescar em tanques de peixes, e ao se aproximar do leito do rio sentiu uma tristeza muito grande ao se deparar com a situação em que se encontra o curso d'água e seus barrancos.
Ricardo relata que não conseguiu conter a emoção ao se deparar com o pouco volume de água, a água barrenta, muita lama e a situação em que se encontra os barrancos.
Veja vídeos captados pelo Biólogo Silvaniense Ricardo Brenner, neste sábado, 12, no Rio Piracanjuba, Região do João de Deus, em Silvânia:
Tentativas de preservar o Rio Piracanjuba não tiveram êxito
No ano de 2007, após forte clamor popular e repercussão, inclusive com superlotação de populares, do plenário da Câmara Municipal de Silvânia, um projeto de propositura do então vereador Cleto Gonçalves, colocava a bacia do Rio Piracanjuba no município de Silvânia, como área de APP-Preservação Ambiental Permanente, visando futura captação de água potável para o município, proibindo a dragagem e extração de areia e intervenções similares.
O também então vereador Bolivar Fernandes, fez uma emenda ao projeto onde se permitia a dragagem por sete anos, findando em dezembro de 2014, cessando a extração, onde então, a emenda foi aprovada.
Em 2014, o então prefeito José Faleiro, baixou um Decreto Municipal, que entre outros atos, derrubava o projeto do vereador Cleto Gonçalves, e consequentemente a emenda ao mesmo, do vereador Bolivar Fernandes, além de proibir a pesca no período da Piracema, porém, permitindo a dragagem no referido rio, neste mesmo período.
O então vereador Valdir Pretão, apresentou em 2015, projeto para derrubar o Decreto do Executivo, o mesmo foi votado e não passou.
Em 2016, o vereador Valdir Pretão, reapresentou o projeto que foi mais uma vez rejeitado pela maioria dos vereadores na data de 03/05/2016.
Operação da Delegacia Estadual do Meio Ambiente
Em 2018, o Delegado Titular da Delegacia Estadual do Meio Ambiente, Luziano Carvalho, após dois meses de investigações, deflagrou uma operação que resultou em oito procedimentos, indiciando 13 pessoas, após fiscalização em 40 km do rio na região de Vianópolis e Silvânia.INFORMAÇÃO COM CONFIANÇA,
CREDIBILIDADE E IMPARCIALIDADE!
A FAVOR DO CIDADÃO DE BEM.
0 comments:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.