Antes previsto para mais de um mês, os trabalhos no local duraram 15 dias e foram feitos até mesmo de madrugada e aos finais de semana.
Desde às 10h desta quinta-feira (06) o tráfego de veículos está liberado no cruzamento das avenidas Goiás e Brasil, duas das principais do Centro de Anápolis.
Há duas semanas, o trecho foi interditado pela Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) para um desvio da rede de esgoto que passava por debaixo do viaduto.
O procedimento era reivindicado pela Saneago e se não fosse feito, poderia comprometer a estrutura do elevado.
Antes previsto para mais de um mês, os trabalhos no local duraram 15 dias e foram feitos até mesmo de madrugada e aos finais de semana.
Agora, segundo a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, apenas o trecho da alça do viaduto em frente ao estacionamento do Centro Administrativo continuará interditado.
As obras, que dificultaram o trânsito, deveriam ter sido feitas em 2015, de acordo com a gerente da Saneago em Anápolis, Tânia Valeriano.
"Após o anúncio da construção deste viaduto , há quatro anos, a Saneago solicitou o projeto de remanejamento das redes à Prefeitura e alertou para que as obras não fossem iniciadas, sem este planejamento", explicou. Mesmo assim, ela diz, a construção começou.
A questão é que uma parte da estrutura de sustentação do viaduto foi construída em cima de um interceptor de esgoto, quando na verdade deveria ter sido feito o desvio do encanamento.
"Se a Saneago tivesse precisado fazer manutenção no local, por exemplo, não seria possível. A obra teria que ser feita em caráter emergencial, o que complicaria a situação" explica o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Francisco Lacerda.
"O trabalho da gestão atual é orientado ela responsabilidade, tanto em relação aos cidadãos quanto ao dinheiro público, nosso objetivo é entregar obras com qualidade para a população, duráveis e que impactem positivamente a cidade", comentou o prefeito Roberto Naves.
*FALTOU PROJETO*
O modelo de licitação utilizado para esta obra foi Regime de Contratação Diferenciado
(RDC Integrado), ou seja,
Não existia projeto para iniciar os trabalhos, explica o prefeito.
"Neste modelo, você vai ser aprovado partes do projeto e executando ao mesmo tempo, Então, esta obra de desvio da rede de esgoto estava prevista não porque havia um projeto, mas porque a Saneago notificou a gestão de 2015", explicou o prefeito.
Na licitação pelo modelo tradicional, que é o utilizado pela Prefeitura atualmente, é necessário a aprovação do projeto completo antes de tudo, inclusive prevendo custo detalhadamente, a emissão de alvará de construção, de licença ambiental, entre trâmites que garantem a plena execução das obras.
A intervenção faz parte do conjunto de obras que compõe um projeto macro de mobilidade urbana em Anápolis, financiado pela Caixa Econômica Federal no valor de R$ 74 milhões, ainda em 2015.
Fonte:Portal 6
Reprodução de Anápolis Notícias Urgentes.
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