Nota com o carimbo 'Lula Livre' (Foto: Reprodução/Twitter) |
Uma mensagem tem circulado por grupos de WhatsApp e muitas pessoas estão em dúvida sobre a veracidade dela. Veja abaixo se você já recebeu.
Banco Central acaba de divulgar que a rede bancária está proibida de receber notas com carimbo "Lula Livre". Que se receber tais notas, os Bancos, deverão chamar a polícia. O portador estará sujeito ao enquadramento no artigo 163 do Código Penal que trata do crime de rasura em papel moeda. Confira todas as notas antes de recebê-las. Recuse aquelas que estiverem carimbadas, senão o prejuízo vai ficar pra você."
Sim. Uma cédula que apresente nitidamente mais da metade do tamanho original em um único fragmento pode ser substituída, depositada ou utilizada em pagamentos diretamente em agência de qualquer banco comercial.
Não. Toda cédula danificada só vale para ser depositada, trocada ou utilizada para pagamento em agência de qualquer banco comercial, que a enviará ao Banco Central para ser destruída.
São consideradas sem valor as cédulas que não apresentem em um único fragmento mais da metade do tamanho original. Havendo dúvidas em relação à perda de valor, as cédulas poderão ser encaminhadas ao Banco Central do Brasil para análise, por meio de agência de qualquer banco comercial.
As cédulas danificadas podem ser entregues à rede bancária, que, mediante recibo, deve aceitá-las e enviá-las ao Banco Central (BC) para análise e verificação de valor. O BC tem um serviço para exame das cédulas sobre as quais há dúvidas.
Sim os bancos não podem recusar a receber, contudo se fragrado a pessoa danificando uma nota ela pode ser presa sim, é crime federal.
ResponderExcluir