Foto,:Christiano Lobo. |
Informações ficam gravadas em uma pequena placa chumbada na parte superior do marco Inclusive a advertência de que o mesmo é protegido por Lei. Imagem ilustrativa. |
São mais de setenta mil espalhados por todo o país.Existem marcos em locais como igrejas, cemitérios, quartéis, beiras de estrada, escolas e praças.
Os marcos geodésicos são pintados na cor laranja. Imagem ilustrativa. |
A construção de marcos geodésicos no Brasil começou nos anos 40, mas a maior parte da rede é dos anos 60 e 70.
O termo geodésico vem da palavra geodésia, ciência que estuda a forma, as dimensões, o campo de gravidade e a rotação da Terra. Assim, com sistemas de posicionamento por satélite, são construídos esses marcos, que, posteriormente, servirão como referência, já que é conhecida sua localização exata na superfície.
O Sistema Geodésico Brasileiro também é formado pela Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo, que reúne 123 marcos em dimensões maiores, com um GPS mais possante. Essas estruturas ficam geralmente dentro de universidades e instituições públicas, como a unidade do IBGE em Parada de Lucas, no Rio, e são capazes de transmitir informações de localização em tempo real, pela internet.
Na zona urbana de Silvânia, marcos geodésicos estão localizados em pontos como:Praça do Rosário, nos jardins do Instituto Auxiliadora, no gramado em frente ao prédio do Ginásio Anchieta, no Trevo e existia um localizado na Praca Rui Barbosa, que foi retirado.
No próprio marco geodésico, existe gravado além das informações precisas sobre latitude, longitude e altitude, a advertência com a frase: "PROTEGIDO POR LEI".
A proteção dos marcos geodésicos é fundamental para garantir que as coordenadas oficiais sejam utilizadas.
Todas as construções do município devem estar amarradas às coordenadas oficiais dos marcos geodésicos visando eliminar
inconsistências de referências e sobreposições de coordenadas em projetos distintos.
Marco geodésico do IBGE, danificado e retirado do ponto na Praça Rui Barbosa (Praça do Moisés Santana). Foto:Christiano Lobo. |
Informações contidas no marco geodésico da Praça Rui Barbosa (Praça do Moisés Santana), foram destruidas. Foto:Christiano Lobo. |
REPRODUÇÕES SÃO AUTORIZADAS DESDE QUE A FONTE DAS INFORMAÇÕES SEJA DIVULGADA
Realmente a ignorância e o despreparo de alguns são danosas tanto para si próprio quanto para a sociedade e no caso nosso quando esses estao em cargos de chefia e com poder de mando.Agora e ir atrás do IBGE para reparar o dano.
ResponderExcluir