Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Primeira construção de alvenaria da cidade. Marco inicial da cidade de Silvânia. Foto:Christiano Lobo. |
Antes Bonfim, hoje Silvânia, a cidade teve início no entorno da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, primeira construção de alvenaria do município.Erguida inicialmente através de uma pequena capela, por aventureiros que aqui se estabeleceram em busca do ouro, e que trouxeram da Bahia, uma imagem de Nosso Senhor do Bonfim, (padroeiro da cidade), que se encontra no altar da igreja.
Por muito pouco o município de Silvânia, não abrigou a Capital do Estado de Goiás, uma vez que por intermédio e grande prestígio do Arcebispo Dom Emanuel (responsável pela instalação em Silvânia do Ginásio Anchieta, Instituto Auxiliadora e Aprendizado Marista), essa foi a intenção inicial, vencida pelo prestígio político do interventor Pedro Ludovico, fundador da da Capital Goiana, no entorno do Povoado conhecido como Campininha (hoje Bairro de Campinas) que na época fazia parte da Comarca e do território de Bonfim, hoje Silvânia.
Silvânia já foi um dos maiores municípios do País, cidades como Anápolis, Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, Vianópolis, São Miguel do Passa Quatro, Gameleira de Goiás, fizeram parte do município de Bonfim, hoje Silvânia.
Atualmente o município de Silvânia, vê cidades filhas como Vianópolis e Gameleira de Goiás, como canteiros de obras e em crescimento espantoso, ao tempo em que a cidade mãe, se mostra estagnada, parada no tempo, com obras mal feitas e não concluídas, onde interesses políticos e particulares se sobrepõem aos da coletividade, a preservação ambiental, saúde, segurança pública, ao conforto, qualidade de vida, geração de empregos, crescimento, entre outros.
Acima de tudo, Silvânia é, e sempre foi uma cidade muito hospitaleira, acolhedora e com um grande potencial, berço da cultura e das tradições goianas e com a fé de que não há mal que sempre dure, os Silvanienses seguem de cabeça erguida, transpondo obstáculos.
Nós sentimos muito honrados e orgulhosos por sermos o Olhar Cidadão Silvaniense, e por poder contribuir com a história deste histórico, magnífico e acolhedor município do Estado de Goiás, "berço de grandes heróis, e um cantinho do Brasil".
Parabéns Silvânia!
Viva, viva, viva Silvânia!
Quer ser grande cante sua aldeia.Parabens Bonfim de Goiás, hoje Silvânia.
ResponderExcluir