OBTENHA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O QUE OS MELHORES COMÉRCIOS E PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SILVÂNIA E REGIÃO, TEM PARA LHE OFERECER, CLICANDO SOBRE OS ESPAÇOS DE PUBLICIDADE ABAIXO:

Cellstore

Cellstore
Cellstore

cantinho delivery

cantinho delivery
cantinho delivery

Club de tiro Pantera Negra II

Club de tiro Pantera Negra II
Club de tiro Pantera Negra II

supermercadomaracana

supermercadomaracana
supermercadomaracana

ferragistamaracana

ferragistamaracana
ferragistamaracana

Transportadora Brenner

Transportadora Brenner
Transportadora Brenner

Flor do Cerrado

Flor do Cerrado
Flor do Cerrado

centro automotivo ednaldo

centro automotivo ednaldo
centro automotivo do Ednaldo

Grupo 5

Grupo 5
Grupo 5

Ki-FRIO

Ki-FRIO
Ki-FRIO

SUPERMERCADO SIQUEIRA

SUPERMERCADO SIQUEIRA
SUPERMERCADO SIQUEIRA

anuncio

anuncio
anuncio

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Município de Silvânia é acionado para cumprir reserva de vagas a idosos e pessoas com deficiência.


07/02/2017 - 16h24 - Cidadania

imprimir

Cones e placas são colocados para fazer reserva irregular de estacionamento
Cones e placas são colocados para fazer reserva irregular de estacionamento











Visando resguardar a ordem urbanística do município de Silvânia, o promotor Carlos Luiz Wolff de Pina está requerendo na Justiça que, em caráter de urgência, o município seja obrigado a exercer seu poder de polícia e retirar as placas de carga e descarga, além de cones que se encontram em frente a estabelecimentos comerciais, impedindo o livre acesso a vagas de estacionamento. Conforme sustenta na ação, a prática é uma forma de privatização do espaço público, pois “os bens públicos de uso comum, como ruas e vias públicas, não podem ser objeto de posse exclusiva dos particulares”, afirma o promotor. Ainda em caráter liminar, é pedida a imposição de multa diária no valor de R$ 1 mil, em caso de descumprimento, a ser paga pessoalmente pelo prefeito.

A apuração sobre esta questão teve início a partir de denúncia de um morador da cidade, que solicitou providências ao Ministério Público para que fossem garantidas vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência. Ele também questionou a atitude de comerciantes que colocam cones e placas durante todo o dia com aviso de carga e descarga de mercadoria, impedindo o direito do cidadão de estacionar.
Ao solicitar informações ao município quanto à reserva de vagas para idosos e pessoas com deficiência ou sobre a existência de vagas para fins particulares em vias públicas, o poder público não respondeu aos questionamentos, apesar de reiterada a necessidade dos esclarecimentos.
Em apuração feita pelo MP-GO, por meio do oficial da Promotoria de Justiça, foi verificada a existência ou não de vagas reservadas a idosos e pessoas com deficiência e foram mapeados os estacionamentos irregulares. Ficou constatada a existência de dois estacionamentos exclusivos irregulares, localizados na Avenida Mário Ferreira, além da inexistência de vaga reservada para pessoa idosa e com comprometimento de mobilidade em áreas utilizadas como estacionamento aberto ao público.
Conforme esclarece o promotor, as operações de carga e descarga são fundamentais para o funcionamento do sistema urbano e crescimento econômico das cidades. Porém, “estas operações devem ser realizadas em áreas específicas para manter a harmonia do trânsito e o desenvolvimento local. As áreas para estacionamento de carga e descarga devem ser planejadas de forma a não ocorrer o caos urbano, pois a falta de planejamento urbano no gerenciamento de cidades também provoca deterioração na qualidade de vida”, asseverou.
De acordo com Carlos Wolff, o estacionamento específico para carga e descarga, em via pública aberta à circulação, deve ser regulamentado pelo órgão ou entidade executiva de trânsito com circunscrição sobre a via. Contudo, ele pondera que o município de Silvânia dispunha de uma Superintendência de Trânsito, a qual havia obtido êxito em integrar o Sistema Nacional de Trânsito, mas, atualmente, a regulamentação do trânsito vem sendo exercida pela Secretaria Municipal de Transporte e Rodovias, de maneira empírica e amadora, não havendo autorização do Denatran para tanto.
Portanto, inexiste órgão oficial de trânsito no município de Silvânia e, por conseguinte, tampouco lei ou ato que regulamente os locais e horários de carga e descarga. Desse modo, no mérito da ação foi pedido que o município seja obrigado a promover a regularização do órgão municipal de trânsito, assim como exercer o poder de polícia fiscalizando o espaço público destinado às vias públicas, não permitindo a privatização destes com a colocação de placas e cones para reserva de vagas. Por fim, que faça a regulamentação de espaço e horário destinado à carga e descarga, evitando a coincidência com o horário bancário, sob pena de multa diária e pessoal no valor de R$ 1 mil em desfavor do prefeito. (Texto: Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO - fotos: Arquivo da Promotoria de Silvânia) 

Fotos

Irregularidade foi denunciada ao MP por um morador da cidade





Fonte:Reprodução/MP-GO.

0 comments:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Siga e curta a página do Blog Olhar Cidadão Silvaniense no Facebook para se manter atualizado. Acompanhe também nossas transmissões ao vivo, que podem ser realizadas e visualizadas a qualquer momento.

Nossas publicações podem ser atualizadas a qualquer hora. Comentários que não atendam aos critérios mínimos de respeito serão excluídos, e os responsáveis, banidos.

As opiniões expressas nos comentários em nossas redes sociais são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição do blog.

Leia e interprete o conteúdo com atenção antes de comentar, evitando assim mal-entendidos.

Blog Olhar Cidadão Silvaniense: há quase 10 anos, sendo referência em informação e utilidade pública. Garantimos uma cobertura informativa diferenciada, para que você esteja sempre bem informado.