Em nota, José Eliton agradeceu cabo, família, polícia e servidores da Saúde. Ele e um advogado foram baleados; candidato Zé Gomes e PM morreram.
José Eliton recebe alta de hospital após ser baleado em atentado em Itumbiara (Foto: Edson Freitas/Hugol)
Após receber alta médica do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), neste sábado (1º), o vice-governador de Goiás, José Eliton (PSDB), emitiu uma nota de agradecimento
(veja a íntegra ao final da reportagem). Ele e mais duas pessoas ficaram feridas em um atentado que matou o candidato a prefeito de Itumbiara, José Gomes da Rocha (PTB) e o cabo da PM Vanilson João Pereira durante uma carreata. Ao militar, ele fez uma menção especial.
"Em primeiro lugar, agradeço a Deus pela minha vida e peço ainda que Ele conforte as famílias do meu amigo Zé Gomes e do cabo da Polícia Militar, Vanilson João Pereira que, com sua própria vida, evitou uma tragédia ainda maior no atentado de Itumbiara", diz o texto.
O atentado aconteceu na última quarta-feira (28). O servidor público Gilberto Ferreira abriu fogo contra o veículo onde estavam os políticos. Além de matar Zé Gomes e Vanilson, ele conseguiu atingir Zé Eliton e o advogado da prefeitura de Itumbiara, Célio Rezende. Em seguida, o atirador foi morto por seguranças.
Eliton também agradeceu sua família e as forças de segurança que o acompanhavam, afirmando que elas tiveram uma "atuação excepcional". O vice-governador também mencionou o trabalho dos profissionais da saúde que cuidaram do seu caso.
A corporação revelou que analisou imagens de câmeras de segurança, que comprovam que
Zé Gomes permaneceu em seu apartamento entre 2h e 16h de quarta-feira (28), dia do atentado.
Conforme nota divulgada pela Polícia Civil, “no momento em que finalmente saiu de casa, Zé Gomes foi ao encontro do secretário José Eliton e, juntos, seguiram à concentração da carreta, que viriam a acompanhar até o momento em que foram alvejados”.
O texto revela ainda que a Polícia Civil “colheu fortes elementos de convicção que demonstram que o atirador Gilberto Ferreira do Amaral estava afastado de suas funções no serviço público municipal por conta de transtorno psicótico devido ao uso de álcool, conforme atestado por médico”.
A força-tarefa insitutida para investigar o crime é composta por 13 delegados e mais de 50 agentes e escrivães.
Na quinta-feira, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, visitou o vice-governador de Goiás, José Eliton (PSDB) no Hugol. Na ocasião, ele repudiou o atentado e destacou que a Polícia Federal vai ajudar na apuração do caso.
“A investigação é conduzida por uma força-tarefa das polícias Civil e Militar de Goiás. Pelo que apuramos até agora, esse fato é um ponto fora da curva. Um fato lamentável. Solicitei que o diretor da Polícia Federal desse todo o apoio necessário à Secretaria de Segurança Pública de Goiás. Estamos com três delegados e quatro equipes da Polícia Federal em
Itumbiara”, destacou.
Já nesta sexta-feira, em São Paulo,
o ministro disse que que "tudo leva a crer que não foi um crime eleitoral, foi um crime passional, uma vingança, uma raiva". “Nós estamos acompanhando. Lá em Itumbiara, por determinação minha, ficaram três delegados e quatro equipes ficaram com 16 policiais. Em torno de 20 membros da Polícia Federal vão ficar até as eleições. Vão ficar agora até domingo. Se surgir alguma questão que ligue a (crime) eleitoral, nós vamos assumir o caso, como determina a lei”, destacou Moraes.
José Eliton estava como governador em exercício, já que o governador
Marconi Perillo (PSDB) viajou no último dia 19 para uma missão comercial nos Estados Unidos.
A Assessoria da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás informou que o retorno de Marconi Perillo a Goiás foi antecipado devido ao atentado. No início da tarde de sexta-feira (30), ele chegou a Itumbiara para se interar das investigações.
Zé Gomes (de vermelho) morreu no atentado; José Eliton foi baleado (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Nota do TSE
Responsável pela condução das eleições municipais deste ano, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, informou, por meio de sua assessoria, que repudia o atentado que matou o candidato à Prefeitura de Itumbiara.
A assessoria do TSE ressaltou que, no início do mês, Gilmar solicitou ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que a Polícia Federal investigue todos os casos de assassinatos de candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador.
Tiroteio em Itumbiara matou candidato a prefeito Zé Gomes e feriu vice de GO(Foto: Jota Eurípides/O Popular)
EnterrosO corpo do candidato José Gomes da Rocha (PTB) foi enterrado no Cemitério Municipal Avenida da Saudade, por volta das 17h50 de quinta-feira (29). Autoridades, amigos e familiares se despediram dele com uma salva de palmas. A Guarda de Honra do Corpo de Bombeiros também realizou uma salva de tiros.
Zé Gomes foi sepultado no jazigo da família, ao lado de três padres. Os túmulos foram cedidos aos religiosos. A mãe dele também está enterrada no mesmo cemitério, mas em outra sepultura.
O corpo do policial militar Vanilson Pereira também foi enterrado em outro cemitério de Itumbiara, por volta das 16h40 de quinta-feira.
Perfil de José Gomes
José Gomes da Rocha, de 58 anos, começou sua carreira política em 1976, quando se tornou vereador em com apenas 18 anos. Depois, se elegeu deputado federal por quatro vezes, entre 1989 e 2003 e deputado estadual, logo em seguida. O político também ocupou a prefeitura de Itumbiara por dois mandatos, entre 2005 e 2012.
Após deixar o governo, conseguiu eleger seu candidato, o atual prefeito da cidade, Chico Balla (PTB). Em 2013, José Gomes foi nomeado como presidente da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago). Ele deixa cinco filhos, sendo três homens e duas mulheres.
Perfil de José Eliton
Natural de Rio Verde, no sudoeste goiano, José Eliton (PSDB) foi eleito vice-governador do Estado de Goiás com o governador Marconi Perillo (PSDB) e reeleito em 2014. Ele é formado em direito e já atuou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). No ano passado, foi secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED).
O político foi convidado pelo governador a assumir a Secretaria de Segurança Pública no dia 24 de fevereiro deste ano, substituindo Joaquim Mesquita. A troca aconteceu dois dias após a morte da estudante Nathália Zucatelli, 18 anos, baleada ao sair de um cursinho pré-vestibular, no Setor Marista, em
Goiânia.
Nota de agradecimento do
vice-governador de Goiás, José Eliton
Em primeiro lugar, agradeço a Deus pela minha vida e peço ainda que Ele conforte as famílias do meu amigo Zé Gomes e do cabo da Polícia Militar, Vanilson João Pereira que, com sua própria vida, evitou uma tragédia ainda maior no atentado de Itumbiara.
Agradeço aos integrantes da equipe de segurança que me acompanham e tiveram atuação excepcional.
Com muita gratidão, quero expressar o meu reconhecimento público a todos os envolvidos no restabelecimento da minha saúde. Em especial, à equipe médica do Hospital Municipal Modesto de Carvalho, em Itumbiara, que foram primordiais no primeiro atendimento, demonstrando toda a sua imensa capacidade na sagrada missão de preservar vidas.
Agradeço ao secretário interino da Saúde, Halim Girade. Por orientação do secretário Leonardo Vilela, não mediu esforços para que eu e o advogado da Prefeitura de Itumbiara, Célio Rezende, fôssemos atendidos de forma ímpar.
Na pessoa do diretor geral do Hugol, doutor Hélio Ponciano, formalizo os meus agradecimentos a todo o corpo clínico e administrativo deste Hospital de Urgências que comprova diariamente a excelência dos serviços prestados à sociedade.
Às forças de segurança pública de Goiás, polícias Militar, Civil, Técnico-Científica e Corpo de Bombeiros, o meu muito obrigado.
À minha querida esposa Fabrina, aos meus familiares, amigos, autoridades e a todos os goianos que me visitaram, enviaram mensagens de solidariedade, e intercederam por mim em orações, registro meus profundos sentimentos de gratidão e reforço que essa energia positiva está sendo fundamental para minha recuperação.
José Eliton
Vice-governador do Estado de Goiás
0 comments:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.