Transeuntes e moradores de regiões rurais como Estrela e Aroeira, no município de Silvânia, acionaram nossa reportagem nesta terça-feira, 15/12/2015, solicitando que nos deslocassemos até o trecho da estrada vicinal que liga a GO-139 (saída para a Região do João de Deus, passando pelo viveiro de mudas da Prefeitura), até as regiões da Estrela e Aroeira, mais precisamente depois da ponte sobre o Rio Vermelho, no final da subida, próximo a bambus e uma erosão existente do lado esquerdo da via, para que registrassemos a grande quantidade de lixo e de frascos cheios de medicamentos jogado próximo a estrada.
Ao chegarmos no local, no final da tarde, nos deparamos com a veracidade das informações e primeiramente com o mau cheiro provocado pela decomposição de animais mortos e em seguida pelo forte cheiro provocado pelo rompimento de inúmeros frascos de medicamentos de uso humano, ali jogados.
Tal situação causa preocupação, uma vez que com o período chuvoso, o Rio Vermelho que passa há poucas centenas de metros logo abaixo, pode estar sendo
contaminado, o que também pode ocorrer com o lençol freático.
Pelo pouco tempo que estivemos no local captando imagens, o forte cheiro dos frascos de medicamentos rompidos nos causaram náuseas.
Vale ressaltar a importância da aquisição por parte do poder público de containers de lixo, para instalação nas entradas e saídas da cidade e a conscientização para que não se jogue lixo nas rodovias e estradas vicinais.
Com a palavra órgãos públicos como Vigilância Sanitária Municipal e Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Secretaria Estadual do Meio Ambiente e IBAMA ou ICM-BIO.
Na manhã desta quarta-feira, 16/12/2015, tomamos conhecimento que a Vigilância Sanitária Municipal, já estaria no local e teria sido descoberta a procedência dos frascos com medicamentos.
Informações iniciais, dariam conta que a filha de um farmacêutico antigo, e herdeira do imóvel no centro da cidade, onde funcionava uma Farmácia, teria feito uma limpeza no local e provavelmente teria contratado alguém para se desfazer do material.
0 comments:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.