Discutir soluções para a gestão da água no Brasil. Este é objetivo Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), em Caldas Novas, na região Sul de Goiás. Famosas por suas fontes termais, a cidade recebe, de 4 a 9 de outubro, a 17ª edição maior evento sobre políticas públicas para recursos hídricos, com diversos cursos, oficinas e palestras.
O Encob reunirá no Centro de Convenções di Roma os maiores especialistas sobre bacias hidrográficas e segurança hídrica. O encontro é aberto à participação do público em geral e as incrições podem ser feitas gratuitamente pelo site www.encob.org, até o dia 4. Mas os interessados devem se apressar, pois o evento já conta com mais de 1300 participantes inscritos.
Entre os destaques da programação estão a revisão do Plano Nacional de Recursos Hídricos, o 9º Seminário de Comunicação e Sociedade, realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), e a oficina Observatório das Águas, da WWF Brasil. Também haverá diversos debates sobre segurança hídrica, sustentabilide e turismo.
Na segunda-feira os participantes poderão optar entre diversas opções de cursos como: o que é e para que serve um bacia hidrográfica; noções gerais de gestão e recursos hídricos; técnicas de elaboração de projetos e captação de recursos; educação ambiental e gestão de recursos hídricos; entre outros.
Mesas de diálogo, conferências e a revisão do Plano Nacional de Recursos hídricos são as atrações da terça-feira. Na quarta, os governadores do Conselho Mundial da Água, Paulo Lopes Varella e Lupércio Ziroldo Antônio, farão a apresentação "Rumo a Brasília 2018", sobre os preparativos para o 8º Fórum Mundial da Água.
Na quinta-feira, representantes de diversos comitês promovem encontros setoriais e apresentam experiências bem sucedidas. Para encerrar o evento, na sexta-feira, dia 9, os participantes farão visitas técnicas ao Parque Estadual da Serra de Caldas e aos projetos do Rio Quente Resorts. O evento é realizado pelo Fórum Nacional de Bacias Hidrográficas, em parceria com a Secretaria Estadual das Cidades e Meio Ambiente (Secima).
Para o superintendente de Recursos Hídricos da Secima e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, Bento de Godoy Neto, a realização do Encob em Caldas Novas é uma conquista do município, que tem na água a sua principal fonte de recursos. Antes de chegar a Goiás, o encontro teve como sede cidades como Maceió (AL), Porto Alegre (RS), São Luís (MA), Foz do Iguaçu (PR), Ilhéus (BA), entre outras.
Caldas Novas, juntamente com a vizinha Rio Quente, possui o maior manancial hidrotermal domundo, com centenas de hotéis e parques aquáticos explorando esse potencial. Recebe anualmente mais de dois milhões de turistas que, além das piscinas de águas quentes, têm como opções de lazer o Lago de Corumbá e o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, com cachoeiras e trilhas no Cerrado.
Fonte:Reprodução/O Popular.
0 comments:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.