A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou o primeiro trailer de castração de cães e gatos de Goiás nesta quarta-feira, 17. O programa visa controlar a população de animais de rua e, consequentemente, reduzir os riscos de transmissão de doenças e evitar a prática de maus tratos contra os bichos.
O trailer de castração começa a percorrer os bairros de Senador Canedo em até 60 dias. Presente no lançamento, o prefeito Misael Oliveira ressaltou que busca trabalhar de forma inovadora. “Busco trazer ações que atenda a população de forma satisfatória e o trailer de castração é um projeto pioneiro que resolverá problemas sérios de Saúde Pública do Município. A castração será feita por pessoas especializadas e sem custo ao cidadão”, disse o prefeito.
Misael explicou que a expectativa é que haja redução de diversas doenças transmitidas por esses animais, como raiva, giardíase, leishmaniose, entre outras. “O programa irá resolver diversos problemas ambientais, humanitários e de Saúde Pública. Um projeto abrangente que trará ainda mais qualidade de vida ao cidadão canedense”.
A titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Senador Canedo, Marta Moriya Loyola, revelou que o recurso para o projeto foi viabilizado pela ocorrência de um problema ambiental causado por uma empresa particular. “Por conta de um problema ambiental, foi feito um ajustamento de conduta e como os danos eram irreversíveis, canalizamos parte do dinheiro recebido da multa que é destinada ao Ministério Público ao trailer de castração”, ressaltou.
Superpopulação
A princípio, somente cães e gatos domésticos poderão ser castrados. “Fizemos um levantamento baseado em relatórios de vacinação anti-rábica anual. Com o resultado, temos noção de quais bairros necessitam mais do serviço. Inicialmente, serão animais com proprietários, visto que eles necessitam de cuidados durante o processo de cicatrização”, disse a gerente de controle do Centro de Zoonoses de Senador Canedo, Cynthia Franco Sandoval.
Ela ainda ressaltou que a castração, seja de machos ou fêmeas, é o melhor método para resolver o problema da superpopulação. “Já está comprovado que a eliminação de animais não resolve esse problema. A solução, em curto prazo, é a castração. Já em médio prazo, é a educação e a informação aos responsáveis”, explicou.
Com a castração, a expectativa é que haja redução de diversas doenças transmitidas por esses animais. “Todas as zoonoses que podem ser controladas serão reduzidas com o programa da castração. Outro benefício será a diminuição de acidentes de carros que esses animais causam ao perambular pelas ruas”.
Maus tratos
O controle de natalidade também ajuda a minimizar os maus tratos, algo muito comum a esses bichos. “Ações como essa também ajudam de forma positiva a conscientizar toda uma sociedade a cuidar de seus animais. Esse é um projeto aplicado em todos os países desenvolvidos. O trailer de castração de Senador Canedo é um programa pioneiro em Goiás”, reforçou Cynthia.
Os interessados deverão preencher uma ficha de cadastro, que estará disponível no
site da Prefeitura e na Secretaria Municipal de Saúde, para controle do Centro de Zoonose do Município.
0 comments:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.