OBTENHA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O QUE OS MELHORES COMÉRCIOS E PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SILVÂNIA E REGIÃO, TEM PARA LHE OFERECER, CLICANDO SOBRE OS ESPAÇOS DE PUBLICIDADE ABAIXO:

Cellstore

Cellstore
Cellstore

cantinho delivery

cantinho delivery
cantinho delivery

Club de tiro Pantera Negra II

Club de tiro Pantera Negra II
Club de tiro Pantera Negra II

supermercadomaracana

supermercadomaracana
supermercadomaracana

ferragistamaracana

ferragistamaracana
ferragistamaracana

Transportadora Brenner

Transportadora Brenner
Transportadora Brenner

Flor do Cerrado

Flor do Cerrado
Flor do Cerrado

centro automotivo ednaldo

centro automotivo ednaldo
centro automotivo do Ednaldo

Grupo 5

Grupo 5
Grupo 5

Ki-FRIO

Ki-FRIO
Ki-FRIO

SUPERMERCADO SIQUEIRA

SUPERMERCADO SIQUEIRA
SUPERMERCADO SIQUEIRA

anuncio

anuncio
anuncio

domingo, 22 de março de 2015

22 de março, Dia Mundial da Água.Momento de rever e de repensar atitudes, condutas, ideologias.Se cuidar, não vai faltar!

Água é sinônimo de vida!
Cuide agora para não faltar depois!
Atitudes precisam ser repensadas, um litro de óleo de cozinha, descartado de forma errada, pode contaminar 1 milhão de litros de água.
A torneira fechada ao se ensaboar no banho, ou ao escovar os dentes, faz a diferença.
Ações no sentido de preservar a nascente, bem como, todo o curso do Córrego Caidor, que abastece a cidade de Silvânia, necessitam ser tomadas, são algumas delas:
-Recomposição das matas ciliares e proibição de plantio de eucalipto e similares, que não façam parte do bioma cerrado;
-Proibição do plantio de lavouras, sobretudo das que fazem uso de defensivos agrícolas, nas proximidades das áreas que margeiam, e nas áreas de preservação do córrego;
-Desapropriação de áreas, e criação de um parque ambiental;
-Construção no trecho da Rodovia GO-010, e da via ferrea, que margeia o córrego e áreas de preservação ambiental, de barreiras de concreto e caixas coletoras de produtos tóxicos e nocivos, que em caso de acidentes no transporte, não venham a contaminar o lençol freático ou cursos dágua que abastecem o Caidor;
- Construção de um reservatório na captação da água, garantindo reservas antes mesmo da água ser captada.
É preciso preservar os cursos dágua, que se localizam no entorno da cidade e dentro dela, coibindo as invasões das APP's -Áreas de Preservação Permanente, e o lançamento de poluição nesses cursos dágua.

Poucos  silvanienses sabem ou se recordam que no ano de 2007, um Projeto de Lei de autoria do então vereador, Cleto Gonçalves, que colocava o "Rio Piracanjuba, como área de Preservação Ambiental Permanente, visando futura captação de água para o Município", foi colocado em votação na Câmara Municipal, onde uma emenda (emenda dos sete anos), a esse projeto, foi feita, ela dizia que a lei só passaria a vigorar após 7 anos, a contar de dezembro de 2007, findando em dezembro de 2014.
No final de dois mil e quatorze, o atual Prefeito José Faleiro, assinou decreto que revogou (derrubou), leis municipais como a da proibição de dragagem de areia, e pesca durante o período de piracema, que ia de novembro a fevereiro e nos finais de semana; lei da preservação do Rio Piracanjuba, com a emenda dos sete anos.
O decreto passa a permitir a dragagem, e a proibir a pesca, de novembro a fevereiro.
Na sessão da Câmara Municipal da última terça-feira, dia 17, o Vereador Valdir Lobo, apresentou um projeto de lei que visa derrubar o decreto do prefeito, o presidente vereador Jairo Gomes Machado, retirou o projeto da pauta de votação, e provavelmente será colocado em votação nesta terça-feira, 24/03/2015.
Fato é, que a atividade extrativista de areia em nossos rios, não e fiscalizada como mereceria ser.Informações repassadas a nossa reportagem por ribeirinhos do Piracanjuba e Rio dos Patos, dão conta de abusos como quedas de barrancos provocadas por jatos dágua, visualização de óleo diesel na água, entre outros são constantes, o rio vai sendo destruído aos poucos, agonizando, as vezes silenciosamente.
Atualmente já se fala, e estão em uso máquinas que reciclam entulhos e sobras de construções.Existem vertentes que defendem a obtenção da areia através da pedra moída, como produto de origem similar a brita.
Você concorda com o decreto do executivo?
Acha que ele deve ser derrubado?
Como você imagina que seus filhos, netos, enfim, as gerações futuras conhecerão os nossos rios e demais cursos dágua, se atitudes imediatas não forem tomadas?
Você aprova a extração de areia em nossos rios?
Você seria a favor da extração reduzida de areia para suprir a demanda apenas do município de Silvânia?
Água...




0 comments:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Siga e curta a página do Blog Olhar Cidadão Silvaniense no Facebook para se manter atualizado. Acompanhe também nossas transmissões ao vivo, que podem ser realizadas e visualizadas a qualquer momento.

Nossas publicações podem ser atualizadas a qualquer hora. Comentários que não atendam aos critérios mínimos de respeito serão excluídos, e os responsáveis, banidos.

As opiniões expressas nos comentários em nossas redes sociais são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição do blog.

Leia e interprete o conteúdo com atenção antes de comentar, evitando assim mal-entendidos.

Blog Olhar Cidadão Silvaniense: há quase 10 anos, sendo referência em informação e utilidade pública. Garantimos uma cobertura informativa diferenciada, para que você esteja sempre bem informado.